Na noite do dia 06/07, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), localizada no Rio de Janeiro, ilustres convidados para o lançamento do livro “E o Brasil falava de Santos-Dumont...”.
A cerimônia, que compõem uma programação de 314 eventos programados para as comemorações do Sesquicentenário do Pai da Aviação, contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente- Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacov, do Diretor do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho acompanhado do Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, de Acadêmicos da ABL, da sobrinha-bisneta de Santos Dumont, dos Graduados Masters das guarnições de aeronáutica do Rio de Janeiro e dos amantes da história da aviação, da cultura e das artes.
Editada pelo Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), a obra trata de uma compilação inédita de publicações e registros históricos que se propõem a estimular uma nova percepção acerca da biografia do Pai da Aviação.
A mesa de honra, responsável pela condução do evento, foi composta pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, pelo Presidente da ABL, o Senhor Merval Pereira e pelo Diretor da Biblioteca da ABL, o Senhor Arno Wehling. Todos, em seus discursos, foram unânimes em enaltecer as características de Santos Dumont e em exaltar o caráter revolucionário da sua invenção que deixou um memorável legado para a humanidade.
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) contribuiu para abrilhantar ainda mais o evento, com a realização da exposição “Santos Dumont: genial inventor”, no saguão da Academia.
A mostra cuja montagem e divulgação ficaram sob responsabilidade dos Tenentes Heide Roviene S. dos Santos, Mariana Silva Santana, Lucas Siqueira Campos da Costa, Ingred Pereira C. dos Santos e Natasha C. Mol apresentou imagens que retratam a vida, as obras e os valores de Santos Dumont.
Ao final, o presidente da ABL e o Comandante da Aeronáutica agradeceram a todos pela presença convidando-os, em seguida, para uma exposição sobre a vida de Santos-Dumont, ocasião que também foi ofertado o livro “E o Brasil falava de Santos Dumont”.
Redes Sociais