Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CIMAER recebe visita do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

No dia 29 de junho de 2022, o CIMAER recebeu uma valorosa visita de assessoramento técnico do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), cujo principal desígnio foi orientar as atividades históricas e culturais relacionadas ao Centro.

Devido à impossibilidade de estar presente, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, delegou ao Chefe da Seção de Comunicação Social (SCOM), Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, a recepção e a condução da comitiva do INCAER.

O exórdio da visita sucedeu-se na sala do Comandante, momento em que a comitiva, composta pelas museólogas Primeiros-Tenentes QOCon MUG Mariana Silva Santana e Josemária Gomes de Matos e pela historiadora civil Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, foi recebida pelo Capitão Rangel e pelas auxiliares da SCOM, as Segundos-Sargentos Técnicas em Meteorologia Thalita Borgatti do Nascimento Valentim e Nicole Gomes Espíndola. Na ocasião, o Chefe da SCOM expressou as boas-vindas e o agradecimento pela oportunidade, concedida ao Centro, de receber relevantes orientações acerca do desenvolvimento histórico da Unidade, sobretudo por se tratar de informações provenientes do Instituto que ampara a conservação e a evolução da história da Força Aérea Brasileira (FAB).

Consoante elucidação da Tenente Mariana, um dos multifários trabalhos realizados pelo INCAER é disseminar conhecimentos, teóricos e práticos, inerentes às adequadas formas de elaborar, preservar, divulgar e amplificar os registros históricos das Organizações Militares da FAB. Nessa perspectiva, a Tenente pontuou que o Instituto promove a realização de visitas técnicas, em todo território nacional, almejando assessorar a contextualização do futuro das atividades culturais e administrativas das instituições envolvidas.

Após os ensejos iniciais, o CIMAER foi apresentado à comitiva do INCAER, por meio de visitações às principais instalações do Centro, como o Casarão Administrativo, o Salão Nobre e o Salão Operacional. As visitas transcorreram com o objetivo não apenas de desvelar um breve panorama da história, das atividades e da missão da Unidade às integrantes do Instituto, mas também de contextualizar, na oportunidade, os processos histórico-culturais que a SCOM vem desenvolvendo desde a criação do Centro.

Durante a visita ao Casarão Administrativo, a comitiva do INCAER pôde conhecer as Galerias de Destaque Militar e Operacional, o Organograma do CIMAER e algumas seções administrativas do Centro. Já no Salão Nobre, espaço onde são realizados alguns eventos e reuniões, as integrantes do Instituto conheceram a Galeria de Fotos Históricas, tratando-se de uma amostra visual dos principais acontecimentos vivenciados na história do Centro, como: a confecção da primeira Carta SIGWX confeccionada pelo CIMAER, no dia 03 de novembro de 2019; a evolução das obras de construção do Centro Meteorológico Integrado (CMI); a primeira Transmissão do Cargo de Comandante da Unidade; entre outros eventos. Outrossim, a comitiva conheceu a Galeria dos Meteoros do CIMAER, consistindo na listagem cronológica de todos os militares que perpassaram pelo Centro, e a Galeria dos Ex-Comandantes.

Ato contínuo, decorreu-se a visita ao Salão Operacional, situado no CMI, onde a comitiva do INCAER conheceu alguns segmentos dos serviços operacionais de vigilância e previsão meteorológica, prestados pelo CIMAER. Na conjuntura, o Capitão Rangel explicitou acerca da atual concepção operacional, detalhando as posições de trabalho dos oficiais e graduados meteorologistas do Centro. Para mais, a Segundo-Sargento Thalita Borgatti mencionou sobre a absorção parcial do substancial serviço VOLMET, tratando-se da transmissão, em tempo real, das condições meteorológicas aos pilotos em rota.

A posteriori, sucedeu-se uma reunião na presença da comitiva do INCAER e das auxiliares da SCOM, realizada na sala do Comandante do CIMAER, definindo uma edificante oportunidade de assimilação de profusas orientações técnicas, no tocante às atividades culturais e históricas do Centro, transmitidas pelas integrantes do Instituto. Assuntos como a preservação de patrimônios culturais, os adequados métodos de conservação dos fatos históricos e a definição de espaços e bens culturais foram aludidos, mediante a difusão de alguns embasamentos teóricos relevantes, contidos em Instruções do Comando da Aeronáutica (ICA). Foram abordadas, também, consideráveis pontuações relacionadas ao Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), importante ferramenta utilizada pelas Organizações Militares para planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades culturais de suas respectivas Unidades.

Decerto, os conhecimentos técnicos elencados pelas museólogas e pela historiadora do INCAER contribuirão, consideravelmente, para o prosseguimento das atividades exercidas pela SCOM do CIMAER, no que tange à produção, à exposição e à conservação dos fatores histórico-culturais do Centro. Ademais, a visita do Instituto ultrapassou o preambular contexto instrutivo, transferindo grandes estímulos quanto à magnitude da responsabilidade cultural que cada Organização Militar grafa nos traços da memória histórica da FAB.

Para findar os momentos da visita do INCAER ao CIMAER, o Chefe da SCOM reiterou palavras de agradecimento, expressando o quanto o Centro estava almejante por esse encontro, especialmente pelo efeito da Unidade afigurar três anos de criação, tornando o objetivo de cumprir adequadamente os afazeres que abarcam a história do Centro ainda mais atilados. No ensejo, a Tenente Mariana agradeceu pela receptividade, parabenizando o trabalho dinâmico e esmerado que vem sendo desenvolvido até então pela SCOM. A historiadora civil Bruna também proferiu algumas palavras, expressando o quão positiva foi a visita, especialmente por identificar o interesse e o envolvimento do CIMAER para com o aprimoramento das atividades atinentes ao conhecimento histórico da Unidade.

Como relatou o filósofo grego Heródoto, considerado o “pai da história”, é preciso pensar no passado, para compreender o presente e idealizar o futuro. O CIMAER compreende que o resgate, pela passagem do tempo, dos acontecimentos vivenciados pelo Centro atuará, logo adiante, como uma poderosa bagagem de referências históricas que auxiliarão, gradativamente, na construção da identidade e na perspectiva futura da Unidade. Ser orientado pelo INCAER nessa missão, com toda certeza, resultará em eloquentes feitos para o caminhar histórico do CIMAER. Prever para voar, voar para defender e integrar!

 

Texto: 2S BMT Espíndola

Revisão do texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: S1 Laporte                             

 

 

 

Fim do conteúdo da página