Entre os dias 20 e 25 de junho, o INCAER recepcionou os membros da Comitiva Aeronaval Portuguesa criada para desempenhar as ações pertinentes às celebrações do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
O feito, realizado pelo Almirante Carlos Viegas Gago Coutinho e pelo Capitão-de-fragata Artur Sacadura Freire Cabral, tinha o objetivo de comemorar o Centenário da Independência do Brasil. Assim, saíram de Lisboa, cruzaram pela primeira vez o Atlântico Sul e, com muita coragem e determinação, chegaram, em junho de 1922, ao Rio de Janeiro.
A comitiva, que reuniu militares da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, contou com a participação do Presidente da Comissão Histórico Cultural da Força Aérea, Tenente-General Manuel Fernando Rafael Martins; do Assessor da Comissão Histórico Cultural da Força Aérea, Tenente-General Piloto Aviador Reformado Antônio Carlos Mimoso e Carvalho; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido; do Diretor do Museu do Ar, Coronel Carlos António Mouta Raposo; do Chefe da Divisão de Relações Externas do Estado-Maior da Armada, Capitão de Mar e Guerra João Pedro Maurício Barbosa; do Adido de Defesa junto à Embaixada de Portugal no Brasil, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané, e do Comandante da Esquadrilha de Helicópteros, Capitão de Fragata Hugo Miguel Batista Cabral.
A programação, abrilhantada por um conjunto de homenagens aos aviadores portugueses, incluiu um passeio cultural pelos pontos da Cidade do Rio de Janeiro que guardavam laços com a Travessia. Contou, também, com conferências ministradas pelos militares do Brasil e de Portugal, com destaque para a palestra realizada pelo Brig Ar R/1 ROBERTO FERREIRA PITREZ, Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, que aproveitou a oportunidade para homenagear a Delegação com o relançamento do opúsculo relativo à Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
O encerramento foi marcado pela inauguração da exposição “Por ares nunca d’antes navegados” e pelo descerramento de placa comemorativa no Museu Aeroespacial. Nessa ocasião, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO, declarou que “ao comemorarmos os 100 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, viagem que representou uma inestimável contribuição para a aviação, comemoramos também o Bicentenário da Independência do Brasil. Dois acontecimentos que as gerações mais novas precisam conhecer e, acima de tudo, se orgulhar”.
Redes Sociais