No dia 09 de maio de 2022, foi realizada pelo Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Educação e Cultura, a 1ª Reunião com os Diretores de Patrimônio Histórico e Cultural das Forças Armadas. O evento ocorreu no Forte de Copacabana e contou com a participação das seguintes autoridades: Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER); Maj Brig Ar Refm José Roberto Scheer, Subdiretor de Cultura do INCAER; Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM); Brig Ar José Augusto Peçanha Camilo, Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Cel Nirlande Vieira Malveira, Chefe de Gabinete da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx); Cel Leandro Fernandes Moraes, Diretor do Museu Histórico do Exército/ Forte de Copacabana; e Ten Cel Giorgio Pizzani Trindade, Chefe da Seção de Projetos Culturais da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), além de demais membros das comitivas das três Forças. A comitiva do INCAER contou, também, com a presença da 1ª Ten QOCon MUG Keyla de Assis Waltz, Chefe da Seção de Museologia, e da Historiadora Bruna Melo S. Duque Estrada, Chefe da Seção de Estudos e Pesquisa Historiográfica (SEPH).
A reunião teve início com o Brig Ar Camilo que apresentou as atribuições da recém-criada Assessoria de Patrimônio Histórico e Cultural Militar (APHCM) e as propostas de ações do Ministério da Defesa para atender as necessidades das três Forças nessas áreas. Em seguida, o MB Scheer (INCAER), o Vice- Almirante Mathias (DPHDM) e o Cel Giogio (DPHCEx) ministraram uma palestra apresentando os seus sistemas de cultura, a forma que as instituições realizam a gestão das atividades culturais, suas principais ferramentas de preservação e divulgação de seu patrimônio cultural junto a sociedade, e quais as perspectivas das Forças em relação ao apoio do Ministério.
O Ten Brig Rodrigues Filho concluiu a reunião e ressaltou que “a criação de uma Assessoria voltada para a cultura dentro do Ministério da Defesa foi uma importância e necessária ação em prol da preservação do patrimônio militar”, e destacou o comprometimento do MD em respeitar a singularidade e autonomia de cada Força no trato com o patrimônio.
Redes Sociais