O Ten Brig Ar Ar Refm Aílton dos Santos Pohlmann tomou posse no Conselho Superior do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), passando a ocupar a cadeira nº 12, cujo patrono é o Ten Brig Ar Nelson Freire Lavenère-Wanderley, em substituição ao Maj Brig Refm OSWALDO TERRA DE FARIA, falecido em 19 de junho de 2016, dia em que completaria 96 anos.
A cerimônia ocorreu no auditório Ten Brig Deoclécio, do INCAER, no dia 13 de abril de 2018, sendo presidida pelo Ten Brig Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO, Comandante da Aeronáutica, e contou co a presença de diversas autoridades militares e civis.
O Conselho Superior do INCAER é composto por vinte conselheiros que tem como função principal assessorar o Diretor do INCAER sobre a Política e a Estratégia de Cultura do COMAER, propostas pelo Diretor para a aprovação do CMTAER. Cada uma das cadeiras do Conselho possui um patrono, considerado um grande vulto da Aviação Brasileira já falecido.
Durante o evento, o Diretor do INCAER, na condição de Presidente do Conselho Superior, proferiu palavras de acolhimento ao novo conselheiro, enfatizando a alegria dos conselheiros e do efetivo do INCAER com o retorno do Ten Brig POHLMANN, que dirigiu o Instituto entre 2014 e 2017. Após o discurso, o Diretor e o Comandante da Aeronáutica fizeram a entrega do diploma e do colar de conselheiro ao homenageado.
Coube ainda ao Ten Brig Ar Refm JOSÉ AMÉRICO DOS SANTOS, ocupante da cadeira nº 16, realizar a saudação ao Ten Brig Ar POHLMANN. Em sua fala, o Ten Brig JOSÉ AMÉRICO enfatizou a responsabilidade do novo conselheiro, tendo em vista os encargos assumidos como membro vitalício do Conselho Superior, lembrando o legado histórico do Ten Brig LAVENÈRE-WANDERLEY, patrono do CAN; e do Maj Brig TERRA DE FARIA, colaborador da coleção História Geral da Aeronáutica Brasileira.
Fechando a cerimônia, o conselheiro recém empossado compartilhou com todos a honra por ter sido escolhido para fazer parte do colendo grupo, enfatizando a responsabilidade de sua mais nova missão.
Redes Sociais