Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > A Implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea
Início do conteúdo da página



Em evento realizado no auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, no dia 27 de setembro de 2023, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea - 1º GDA - e um dos primeiros brasileiros a voar em um Gripen, para palestrar no 292º Encontro no INCAER.

Tradicional reunião entre os amantes dos temas aeronáuticos, o Encontro desse mês contou com a presença de militares e civis da área do Rio de Janeiro que se entusiasmaram com o tema “A implantação do F-39 no Primeiro Grupo de Defesa Aérea”.

Após um vídeo de apresentação da aeronave, O Tenente-Coronel Pascotto iniciou sua explanação apresentando o F-39 Gripen que é um caça multiuso fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia, sendo, atualmente, a mais moderna aeronave de combate do nosso continente.

O palestrante seguiu abordando a rotina do esquadrão e dos pilotos, bem como os treinamentos que estão acontecendo para que a implementação operacional do F-39 seja a mais eficiente possível no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). Pelas perspectivas atuais, essas aeronaves serão o modelo padrão na aviação de caça que assim, entra em uma nova fase, com uma aeronave moderna para atender todas as demandas necessárias na aérea da defesa aérea.

O conferencista destacou, ainda, a parceria entre a FAB e a Saab, que representou grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

Para concluir, o Tenente-Coronel Pascotto teceu suas observações acerca do F-39 e do futuro promissor esperado para a Base Aérea de Anápolis.

No encerramento da sessão, o Subdiretor de Divulgação e Apoio do INCAER, Brigadeiro do Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez convidou o Conselheiro do Instituto e ex- Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar Refm Marcio Bhering Cardoso para realizar os agradecimentos ao palestrante e entregar-lhe o diploma de participação e a lembrança do Instituto.

Fim do conteúdo da página