ORDEM DO DIA ALUSIVA AO DIA DO MÚSICO
“Contato, companheiros!
Ao vento, sobranceiros
Lancemos o roncar
Da hélice a girar”
O que diríamos dos versos do Hino dos Aviadores, escritos pelo Capitão Aviador Armando Serra de Menezes, se não fosse a música composta pelo Tenente Músico João Nascimento?
“Especialista, avante ao ar
Para frente com o garbo varonil
Agiganta a tua obra sem par
Sob o céu deste grande Brasil”
Do mesmo modo, qual melodia se adaptaria melhor aos versos do Aluno George Ayres Borges, se não fosse a inspiração do Tenente João Nascimento?
São essas e outras relevantes contribuições que conferiram ao Capitão João Nascimento o título de “Patrono dos Músicos da Aeronáutica”.
É evidente que as execuções dessas melodias, pelas nossas bandas de música, inflamam a tropa de vibração nos desfiles, enaltecendo o mais puro sentimento patriótico em cada presente. E, quando transpassam os muros dos quartéis, sempre causam entusiasmo e orgulho na sociedade que retribui com sorrisos, lágrimas e calorosos aplausos.
Certa ocasião, o grande estrategista Napoleão Bonaparte proferiu: “Coloque uma banda na rua e o povo a seguirá, para a festa ou para a guerra!”
No dia 22 de novembro comemora-se o Dia do Músico, data que enaltece esses valorosos artistas que combinam os sons com melodia, harmonia e ritmo, fascinando a humanidade, há milhares de anos.
A Força Aérea Brasileira, com tantos desafios como os do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, do processo de implantação do F-39 Gripen, além da consolidação do KC-390 Millenium, é considerada atualmente a maior e mais bem equipada do Hemisfério Sul e a segunda maior das Américas. Contudo, a nossa Instituição não deixa de reconhecer a importância dos seus músicos especialistas, que contribuem sobremaneira para a manutenção da cultura aeronáutica por meio dessa arte divina e incomparável.
Portanto, é um privilégio vestir o mesmo azul com esses devotados militares que fazem brilhar nossos olhos, quer sejam nas formaturas semanais, nas apresentações em praças públicas, nos aclamados concertos, nos asilos e nos hospitais.
Parabéns Especialistas Músicos da Força Aérea Brasileira!
O orgulho sem par que sentimos ao ver passar uma asa altaneira, devorando o espaço, ligeira, é consonante à contribuição cultural que vocês nos proporcionam, perpetuando as tradições castrenses e fortalecendo o sentido de amor e dedicação à Pátria.
Ten Brig Ar R/1 RAFAEL RODRIGUES FILHO
Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
Redes Sociais