Movimento Tenentista. Esse foi o tema abordado no 283º Encontro no INCAER, para marcar os 100 anos das rebeliões político-militares que surgiram entre os jovens oficiais do Exército Brasileiro insatisfeitos com a política no início da década de 1920.
O evento realizado no dia 28 de setembro de 2022 no auditório do Clube Militar, foi conduzido, com muita propriedade, pela Professora Mestre em História e Historiadora Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, chefe da Seção de Estudos e Pesquisa Historiográfica do Instituto.
Com o tema “Eduardo Gomes – Herói do Tenentismo”, a palestrante percorreu diversos pontos desse relevante fato histórico como: desestabilização da ordem política, a relação dos militares com o presidente Arthur Bernardes, a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista de 1924, a Revolução de 1930 e a Coluna Costa-Prestes.
No encerramento, o Senhor Subdiretor de Divulgação e Apoio, Brig Ar R/1 Roberto Ferreira Pitrez, agradeceu a Sra. Bruna entregando-lhe, em seguida, o diploma de participação e lembrança do Instituto.
Redes Sociais