Em cerimônia militar presidida por seu Diretor, o Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, comemorou, no dia 26 de junho de 2022, o 36º aniversário de sua criação.
Inaugurado em 1986, o Instituto tem a honrosa incumbência de preservar a memória da Aviação Brasileira além de dedicar-se à pesquisa, ao registro e à divulgação dos fatos a ela relacionados. Tudo isso, sem deixar de acompanhar os avanços tecnológicos e as mudanças da sociedade.
Nesse contexto, a sede anterior do Instituto, situada na antiga Estação de Passageiros de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont, foi transformada no Centro Cultural Força Aérea Brasileira - CCFAB, dando maior evidência e destaque às atividades culturais promovidas no local.
O Instituto também segue no desenvolvimento e na propalação de material sobre os mais variados temas aeronáuticos, dos quais podemos citar as palestrar realizadas no tradicional “Encontro no INCAER”, bem como os trabalhos relacionados à produção do 6º volume da História Geral da Aeronáutica Brasileira, a impressão de mais de 58 opúsculos, à edição e distribuição do periódico Noticiário INCAER e da revista Ideias em Destaque, além do Projeto Memória que, sob a forma de entrevistas, registra a carreira profissional de militares possuidores de notável saber dentro de seus quadros. Ademais, não se pode deixar de citar o lançamento da página do INCAER dentro do site da Força Aérea Brasileira, que traz, em formato digital, obras relacionadas à Aviação Brasileira que podem ser acessadas e utilizadas, de forma gratuita, por qualquer pessoa no mundo.
Não menos importante e digna de destaque, o INCAER conta, também, com uma poderosa engrenagem composta pelo valoroso trabalho empreendido nas áreas de História, Museologia, Música, Desenvolvimento Gráfico e Computacional, Biblioteca, Clube do Livro e Apoio Administrativo. Certamente, sem esses setores não seria possível ao Instituto atingir a sua plenitude.
A cerimônia reservada, que ocorreu no Gabinete da Direção em razão dos protocolos que visam reduzir a disseminação do novo coronavírus, contou com a presença do Subdiretor de Cultura, o Maj Brig Ar Refm JOSÉ ROBERTO SCHEER, do Subdiretor de Divulgação e Apoio, o Brig Ar R/1 ROBERTO FERREIRA PITREZ e dos Oficiais Superiores do efetivo. Em breve discurso, o Diretor do INCAER proferiu palavras de agradecimento e destacou: “nesta data tão importante, rendemos nossas homenagens aos ex-Diretores e a todos que aqui serviram, militares e servidores civis, que de maneira dedicada e comprometida, nos deixaram um importante legado”.
Redes Sociais