Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Phishing relacionado ao Covid-19
Início do conteúdo da página

O Centro de Tratamento de Incidentes de Redes da Força Aérea Brasileira (CTIR.FAB) informa que diversos atacantes estão se aproveitando da pandemia do COVID-19 para aplicarem golpes ou campanhas de malwares, principalmente  em hospitais e centros de tratamento.

Sobre as formas de ataques
O ataque que está sendo mais aplicado é o phishing. Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar o usuário e obter informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando o usuário a websites falsos.

Esses criminosos estão se aproveitando da fragilidade da pandemia do COVID-19 para infectar os sistemas informáticos de hospitais. Também há relatos na Internet sobre a propagação de um malware do tipo Ransomware sendo enviado por e-mail com o seguinte nome de arquivo “CORONAVIRUS_CONVID-19.vbs”.

Ransomware é uma espécie de malware (software mal-intencionado) que os criminosos instalam no computador do usuário sem consentimento. O ransomware dá aos criminosos a possibilidade de criptografar arquivos presentes no computador da vítima, informando que o mesmo não poderá acessá-los, a menos que pague uma quantia solicitada. O ransomware geralmente é instalado quando o usuário acessa um anexo mal-intencionado em uma mensagem de e-mail ou quando clica em um link malicioso em uma mensagem de e-mail, mensagem instantânea, site de
rede social ou qualquer outro website.

O CTIR.FAB publicou dois Anúncios de Segurança relacionados ao tema com orientações de proteção:

ALERTA RELACIONADO AO COVID-19 (ACF0050)

PHISHING, PHISHING SCAM OU PHISHING/SCAM (ACF0064)

Para mais informações sobre PHISHING, clique aqui!

Fim do conteúdo da página