Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Slideshow > INCAER realiza cerimônia de despedida de Subdiretor de Cultura
Início do conteúdo da página



O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) promoveu, dia 10 de fevereiro de 2025, uma cerimônia militar dedicada à despedida do Subdiretor de Cultura deste Instituto, Major-Brigadeiro do Ar Refm José Roberto Scheer.

Presidido pelo chefe do Escritório Avançado de Transição do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, o evento reuniu autoridades, membros do Conselho Superior do INCAER e personalidades ligadas à história e cultura aeronáutica.

Entre os presentes estavam o ex-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e membro do Conselho Superior do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Refm Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o ex-Diretor do DECEA e do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; o ex-Diretor do Museu Aeroespacial e membro do Conselho Superior do INCAER, Brigadeiro do Ar Refm Márcio Bhering Cardoso; o Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar R/1 Maurício Carvalho Sampaio; o editor da Revista Força Aérea e membro do Conselho Superior do INCAER, Carlos Lorch; o doutor em física e historiador aeronáutico, Henrique Linhares Barros; e o pesquisador da história aeronáutica e membro do Conselho Superior do INCAER, Mauro Gomes de Paiva Lins de Barros.



Em seu discurso de despedida, o Major-Brigadeiro do Ar Scheer relembrou seus quase 15 anos de dedicação ao INCAER, desde o convite recebido em junho de 2010 pelo então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. Ele destacou a importância da equipe e sua dedicação na implementação de projetos culturais significativos, expressando orgulho pelo trabalho realizado e desejando sucesso para o futuro da organização. Ele ressaltou, sobretudo, o esforço dos primeiros anos, que foram fundamentais para a criação e consolidação do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), um marco na preservação da memória aeronáutica.

" Aprendi que, mais do que a conquista, o essencial é o aprendizado adquirido ao longo da jornada. Num certo dia da minha vida, troquei o manche pela caneta. Era uma vez o Major-Brigadeiro recém-transferido para a reserva que recebeu o convite para iniciar um projeto que mudaria a história da cultura aeronáutica. Foram muitas conversas e discussões até que, em tempo recorde, cinco meses e meio após minha chegada, estavam prontas e aprovadas pelo Comandante da Aeronáutica a DCA 14-11 (Política Cultural do Comando da Aeronáutica), a DCA 15-2 (Estratégia de Cultura do Comando da Aeronáutica) e a NSCA 950-1 (Norma do Sistema de Cultura da Aeronáutica). Essas legislações eram inéditas na Força Aérea e continuam a embasar nossas ações até hoje." Relatou o oficial-general.




Após o discurso, o Coronel Aviador Refm Mattos fez a leitura de um texto em homenagem ao Major-Brigadeiro do Ar Refm Scheer, destacando sua dedicação e contribuição para a preservação e divulgação da cultura aeronáutica brasileira. O Tenente-Brigadeiro do Ar Dang entregou uma placa de homenagem ao homenageado e proferiu palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado.

O evento ratificou o reconhecimento de um legado que continuará a inspirar futuras gerações. O Major-Brigadeiro do Ar Refm Scheer deixa o INCAER fortalecido, com projetos consolidados e uma equipe dedicada, pronta para seguir adiante com a missão de preservar e promover a cultura aeronáutica brasileira.

Fim do conteúdo da página