Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Slideshow > INCAER realiza cerimônia de despedida de Diretor
Início do conteúdo da página



O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou, nesta quinta-feira (30/01), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia de despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho do cargo de Diretor da Instituição. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença dos ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, que esteve à frente da Força Aérea entre dezembro de 1999 e janeiro de 2003, e Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica de janeiro de 2015 a janeiro de 2019. Também participaram membros do Alto-Comando, além de diversas autoridades civis e militares.


Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho destacou os avanços alcançados durante sua gestão e ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural da FAB. Em reconhecimento aos serviços prestados, recebeu uma homenagem do Comandante da Aeronáutica. Sua esposa, Lucinda Rodrigues, também foi agraciada com uma lembrança.

Fiquei muito orgulhoso da capacidade de trabalho dos profissionais que atuam no Instituto. São realmente excepcionais e me transmitiram muito conhecimento sobre a história e a cultura da Força Aérea Brasileira. Foi um grande orgulho estar à frente desse efetivo. E, mesmo com as mudanças ao longo do tempo, a competência e o profissionalismo da equipe sempre permaneceram inalterados”, afirmou o ex-diretor.

 

 

Ao encerrar a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Damasceno ressaltou a relevância do INCAER para a preservação da memória aeronáutica e agradeceu ao Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho por sua dedicação.

“Como mencionado pelo Brigadeiro Rodrigues Filho em seu discurso, podemos enumerar uma infinidade de ações realizadas aqui, tanto na área da museologia quanto na da história e da música. Esse legado permanece e se soma ao trabalho dos diretores que o antecederam. Somos gratos por sua dedicação. Que Deus ilumine cada vez mais seu caminho, depois de 54 anos de entrega à Força Aérea, sendo os últimos sete à frente do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

 

INCAER

Criado em junho de 1986, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica tem a missão de pesquisar, desenvolver, divulgar e preservar a história e a cultura da Força Aérea Brasileira (FAB). Como parte do processo de modernização da estrutura organizacional, a sede principal do Instituto será transferida para Brasília (DF), mantendo, contudo, seu acervo histórico no prédio tombado localizado na Praça Marechal Âncora, no Rio de Janeiro (RJ).

 



 

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas

Edição: Agência Força Aérea

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

Fim do conteúdo da página