Faleceu, aos 100 anos, no dia 03 de dezembro de 2024, o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, Conselheiro do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, ocupante da Cadeira nº 4, cujo Patrono é o Senhor Eduardo Pacheco Chaves.
Natural do Rio Grande do Sul, nascido em 12 de junho de 1924, o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer ingressou como praça do Exército Brasileiro em 15 de março de 1941, ano de criação da Força Aérea Brasileira, e foi declarado Aspirante-a-Oficial Aviador, em 18 de dezembro de 1945. Nesses mais de 80 anos como militar, exerceu funções de extrema relevância para a Força e para o País.
Foi Instrutor da Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica e comandante da Academia da Força Aérea, sendo responsável pela formação de milhares de novos profissionais da aeronáutica brasileira militar. Também atuou como comandante da Base Aérea de Natal e como chefe do Serviço de Correio Aéreo Nacional, quando trabalhou incansavelmente pela integração do território brasileiro.
Recentemente, seus préstimos à FAB foram reconhecidos com o lançamento de um documentário produzido pela Universidade da Força Aérea, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Também foi homenageado na ocasião dos seus 100 anos em junho deste ano, durante formatura do aniversário do CAN e em Reunião Ordinária do Conselho Superior do INCAER, onde participou ativamente na preservação e divulgação da história e da cultura aeronáutica brasileira.
A Homenagem de despedida será realizada nesta quinta-feira (05/12), na Capela do Cemitério Memorial do Carmo, às 13h, no Rio de Janeiro.
O INCAER manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.
Redes Sociais