Evento do MD contou com a participação do MTur e do Ibram
O Segundo Encontro de Interação com os Diretores do Patrimônio Histórico e Cultural das Forças Armadas foi realizado no último dia 03 de outubro, na sede cultural do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro. Essa edição do evento teve como objetivo estreitar laços com o Ministério do Turismo (MTur) e com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de forma a aprimorar a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e cultural militar.
O evento é uma iniciativa da Chefia de Educação e Cultura (CHEC) do Ministério da Defesa (MD). As palestras abordaram temas como o turismo cultural em fortificações, a qualificação de pessoal e a conservação preventiva de acervos museológicos. As palestrantes convidadas foram a Diretora do Departamento de Investimentos, Crédito, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Sra. Viviane de Faria; e a Coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus, Sra. Marielle Costa Gonçalves.
Também estiveram presentes o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho; o Subdiretor de Cultura do INCAER, Major Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer; o Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, entre outras autoridades militares.
O Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos explicou o trabalho realizado pela instituição. “Promovemos encontros com os principais diretores dessas áreas das três Forças Armadas, no sentido de captar as melhores práticas e as atividades em andamento. Também nos colocamos à disposição para ajudá-los a atingir seus objetivos na esfera federal”, afirmou.
Para o Major-Brigadeiro Scheer, a criação da Chefia de Educação e Cultura oficializou o Ministério da Defesa como um importante interlocutor dessas áreas junto aos demais Ministérios. “Esse é o segundo encontro que realizamos, com o objetivo de alinhar as estratégias entre as três Forças, além de criarmos novos parceiros. Vamos aproveitar essa aproximação com o Ministério do Turismo e com o Ibram para mostrar o que a FAB, a Marinha e o Exército possuem de espaços culturais: museus, centros de memória e bibliotecas. Buscamos facilitar o acesso e arrecadar recursos para a preservação e para a divulgação de nossos acervos”, comentou o Subdiretor de Cultura do INCAER.
Redes Sociais