Toda a sociedade humana possui, como um dos pilares básicos de sua cultura, um conjunto específico de regras e procedimentos rituais, de caráter solene, realizados por ocasião de determinados atos da vida religiosa, militar ou política, cuja alta significação convém ressaltar. Neste sentido, há estudos interessantes relativos aos cerimoniais por toda a parte do mundo.
Na caserna, em especial, o cerimonial é revestido de importância, pois marca para a tropa um evento militar ou cívico especial. Com o intuito de padronizar as formalidades que devem ser seguidas nos atos solenes e atos de rotina nas OM, foi instituída a Instrução 908-1 “Cerimonial Militar do COMAER”. Esta ICA regula os atos referentes ao Cerimonial nas passagens de Comando, Festas militares, ordem de precedência de autoridades nas solenidades, assim como incorpora tradições e valores próprios da Força Aérea Brasileira.
É interessante notar que o cerimonial militar do COMAER regula assuntos como a disposição e o desfile da Bandeira Nacional, das bandeiras históricas, dos estandartes e insígnias das OM. Também regula a Guarda de Honra, a Revista de Inspeção das autoridades civis e militares, as Cerimônias Militares gerais e desfiles, as formalidades e protocolo para visitas oficiais, passagens de Comando, Chefia, Direção ou Secretaria, cerimônias alusivas às datas comemorativas no COMAER, concessão de medalhas, compromisso dos cadetes/alunos das Escolas de Formação e dos Recrutas da Força Aérea Brasileira à Bandeira Nacional, entre outros.
Assim, o Cerimonial Militar é um retrato fiel do modo de proceder coletivo do militar da Força Aérea Brasileira e sua observação representa um estado da coesão e do espírito de corpo na consecução da missão constitucional de proteger a Pátria Brasileira.
Redes Sociais