Emblema ALA 12
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), carregando à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e, a partir deste em direção à sinistra, a sigla da Organização (ALA 12), em prata (branco).
No coração do chefe em blau (azul celeste), um elmo de grades fechado, em prata (branco), guarnecido de ouro, em jalne (amarelo), forrado de goles (vermelho); tal como fora concebido originalmente pelo heraldista Alberto Lima, quando desenhou o DOM da Base Aérea de Santa Cruz. A peça voltada para destra representa a armaria dos cavaleiros e gentis-homens, tanto quanto o principal item da vestimenta dos “Cavaleiros do século do aço”. Cingindo o elmo, dois ramos em sinopla (verde) amarrados por um fio d’ouro. A haste de louros, à destra e a outra de carvalho, à sinistra, significam, respectivamente, a vitória e a força dos homens e mulheres que se distinguem na guerra. Juntos, os ramos formam uma coroa que simboliza a soberania temporal.
No contrachefe, uma cruz da Ordem de Cristo em goles (vermelho), com a cruz grega em prata (branco) da absolvição dos templários, sobreposta no centro da primeira. O conjunto marca a presença dos padres jesuítas na região, no início do período colonial brasileiro.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização.
Redes Sociais