Emblema ALA 10
Descrição Heráldica
Escudo francês com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo, ao centro, a sigla da Organização: “ALA 10”, em prata (branco), precedido do Gládio Alado em ouro. O Campo em blau claro (azul cerúleo) simboliza o espaço aéreo, cenário de emprego das unidades aéreas e ambiente de trabalho das equipagens de combate especializadas e preparadas pela Organização.
No cantão destro do chefe, encontram-se duas estrelas prateadas (branco), simbolizando o nível de comando da Organização. No flanco inferior destro visualiza-se o contorno de um mapa, em jalne (amarelo), que se estende até a ponta, representando o saliente geográfico do nordeste brasileiro, palco onde se situamas Unidades subordinadas e o quartel-general da ALA 10, cujo esmalte representa a fortaleza, acoragem e a sabedoria, valores-guias dos militares destas Organizações. Partindo da ponta, uma seta, estilizada em goles (vermelho) em direção ao flanco sinistro do escudo, simboliza a trajetória do piloto operacional da Força Aérea que, iniciando em Parnamirim-RN, estende-se até os mais elevados níveis de voo, em direção ao infinito azul celeste.
No canto sinistro da ponta estende-se a cauda de uma estrela cadente de cinco pontas, ambos em prata (branco), representando a história do “Trampolim da Vitória”, denominação da cidade do Natal-RN à época da II Guerra Mundial, assim chamada por ser ponto obrigatório de passagem das aeronaves aliadas que se destinavam ao Teatro de Operações da África. As cinco pontas da estrela representam, também, as cinco aviações da Força Aérea Brasileira, cuja especialização do piloto de combate integra a missão da Organização.
Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível de comando da Organização: Oficial-General.
Redes Sociais