Emblema 4º/1º GCC
Descrição Heráldica
Escudo Francês, com chefe em blau (azul ultramar), representando um dos vários tons dos metais, dos equipamentos da unidade, em função da prudência, abnegação e conhecimento, que o os mesmos exigem do homem para sua operação, carregando ainda, a sigla da organização (4º/1º GCC) em prata (branco), ladeada à destra e a sinistra por duas estrelas cadentes também em prata, representando os antigos Esquadrões (1º ECA e 2º ECA),de onde surgiu o atual Grupo.
Campo em blau (azul cerúleo), tendo à destra, abaixo do chefe, o Gládio Alado em jalne (amarelo), simbolizando a Força Aérea Brasileira. Próximo ao Contra-chefe, no Flanco Sinistro, aparece o perfil do Mangrulho em sable (preto), contornado em prata, representando o zeloso guardião dos pampas, atento à integridade de seus domínios.
Também no flanco Sinistro, logo acima do perfil do Mangrulho, aparece a imagem do Cruzeiro do Sul, em prata, o Espaço Aéreo Brasileiro vigiado pelos sensores do Grupo, os quais são responsáveis pela efetividade das interceptações aéreas. Partindo do Contra-chefe aparece a trajetória de uma aeronave, ambas em prata, dirigindo-se com precisão para destruir outra aeronave inimiga em sable. A trajetória apresenta-se frisada em goles (vermelho), significando este esmalte o espírito guerreiro do militar do 4º/1º GCC.
Sob postos àquelas aparecem linhas em prata, partindo do Flanco Sinistro em direção ao Destro, representando a proficiência com que é realizada a missão básica do Esquadrão de Controle e o Alarme Aéreo na defesa dos nossos limites. Contorna o Escudo um filete em jalne, designativo do Comando de Oficial Superior da Força Aérea Brasileira.
O emblema foi criado através da portaria do CONGAP Nº 09, Diário Oficial de 30 de abril de 1986.
Redes Sociais