Emblema GAP-BQ
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, à destra, e a inscrição “GAP-BQ”, correspondente à sigla do Grupamento de Apoio de Barbacena, à sinistra, ambos em prata (branco).
Campo em blau (azul ultramar), tendo, no coração, um conjunto formado pela representação do mapa do território brasileiro, em blau (azul cerúleo), tendo sobreposto a ele, quatro lâminas de sabre na cor cinza, perpendiculares, fazendo alusão aos pontos cardeais. As lâminas partem da região sudeste do mapa, simbolizando a cidade de Barbacena/MG. No centro das lâminas, encontra-se uma águia, estendida (de asas abertas com o perfil à destra), em jalne (amarelo).
No cantão sinistro do campo, tem-se uma estilização da constelação do Cruzeiro do Sul, em prata (branco), tal como apresentada no Pavilhão Nacional. Em contrachefe, o lema “EX NIHILO NIHIL FIT”, entre duas folhas de Acantus, todo o conjunto em prata (branco). A expressão é atribuída ao filósofo grego Parmênides e corresponde ao princípio metafísico de que “nada surge do nada”. Neste contexto, em uma primeira acepção, “EX NIHILO NIHIL FIT” consigna a gênese do GAP-BQ pela EPCAR e, em uma segunda acepção, assinala, de forma indelével, para o GAP-BQ e para o seu efetivo, a nobreza de sua missão. As folhas de Acantus representam o conjunto das atividades administrativas e de apoio, de naturezas direta ou indiretamente vinculadas à Intendência
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais