Emblema COMAE
Descrição Heráldica
Escudo francês com o chefe em Blau (azul-cerúleo), estando o chefe ameiado no mesmo esmalte, carregando, à destra, quatro estrelas – representando o Posto de Tenente-Brigadeiro do Ar, Comandante da Organização, em Prata (branco). À sinistra, destaca-se a sigla da Organização "COMAE" também em Prata (branco). Na parte inferior do chefe, as ameias (linha dentada similar às muralhas dos fortes), que significam a defesa e a vigilância, representando as razões primordiais da Defesa Aeroespacial.
Contorna o escudo um filete em Prata (branco), evidenciando o nível de Comando da Organização: Oficial-General.
No campo, em Blau (azul-ultramar), centralizado, encontra-se o gládio alado em prata (branco), símbolo da Força Aérea Brasileira. No canto destro inferior aparece o símbolo do Exército Brasileiro e no canto sinistro inferior, o símbolo da Marinha do Brasil, ambos em suas cores, representando o Comando Conjunto permanentemente ativado.
Próximo ao coração, destaca-se um escopo radar estilizado em forma de anel, em Prata (branca), contendo em seu interior três vetores convergentes, estando o superior em Prata (branco), o inferior, a destra, em Blau (azul-celeste) e Goles (vermelho), e inferior, à sinistra, em Prata (branco) e Blau (azul-celeste). Essas matrizes predominantes nos vetores, fazem alusão às cores heráldicas privativas de cada Força Armada Brasileira. Ao redor do anel, encontra-se a inscrição "ASCENDERE ET DELERE" em Sable (preto) cujo significado é "SUBIR E DESTRUIR".
Destarte, esse conjunto simboliza a missão do COMAE: empregar o Poder Aeroespacial Brasileiro com vistas a garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro.
Redes Sociais