Emblema ALA 9
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), contendo à destra o Gládio Alado, Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição ALA 9, ambos em prata (branco).
Campo divido em blau (azul), cor heráldica da Força Aérea Brasileira, nas cores ultramar e cerúleo, representando a imensidão das águas dos rios-mares e do céu da Região Norte, tendo abaixo do chefe, no flanco sinistro, um vetor que simboliza a operacionalidade e que aponta para o futuro, em sable (preto), cor que simboliza abnegação, ousadia e constância na adversidade.
O semi-círculo em ultramar, remetendo à Bandeira Nacional e também ao vasto horizonte, é dividido por uma faixa prata (branca), marca do caminho deixado por todos os que se lançaram a desbravar a "Imensa Hiléia", tendo à destra superior, em prata, a estrela Espiga (Spica Alpha Virginis), que representa o estado do Pará no Pavilhão Nacional. Abaixo e à sinistra, encontra-se uma ponta de floresta à beira-rio, figura herdada do emblema da Base Aérea de Belém, matriz da ALA 9, fazendo alusão à rica e abundante vegetação, com suas gigantescas samaumeiras¹ e castanheiras², entrecortada pelas águas, características da região.
Logo abaixo, em prata, um fragmento de arte marajoara, simbolizando a forte influência cultural indígena e seus traços marcantes na formação do povo amazônida³.
Contorna o escudo um filete em prata (branco), caracterizando o nível de comando da Organização.
Redes Sociais