Emblema CEPE
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição CEPE em prata (branco), correspondente à sigla do Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica.
Campo em blau (azul cerúleo), esmalte que remete ao zelo na execução de tarefas, a retidão no dever, a lealdade, a beleza, a dignidade e o amor à pátria, caracterizando os propósitos da Organização e de seus componentes. No coração, apresenta-se a metade do globo terrestre estilizado em prata (branco), com meridianos e paralelos em sable (preto), simbolizando a criação do CEPE a partir da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica – DIRENG.
Sobre a superfície do globo, destaca-se uma pista em prata (branco) e sable (preto) em forma de vetor, direcionada do cantão destro ao cantão sinistro, remetendo a uma pista de pouso, aos projetos de infraestrutura aeroportuária e também ao dinamismo e progresso dos projetos voltados para a aviação.
O conjunto de montanhas em sinopla (verde escuro) representa o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. Faz referência também à geotecnia e às áreas de relevo que adornam a cidade sede Rio de Janeiro.
Quanto às características das edificações e entorno, o hangar e o prédio estilizados em prata (branco) referenciam a elaboração de projetos estruturais de grande vulto, em apoio à aviação; o piso estilizado em sinopla (verde escuro) simboliza os projetos urbanísticos e paisagísticos; e a área em blau (azul ultramar) destaca a consciência de preservação dos recursos hídricos junto às matas ciliares e o ecossistema circundante.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Organização.
Redes Sociais