Emblema 3º GDAAE
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição 3º GDAAE, em prata (branco), correspondente à sigla do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea.
Campo em blau (azul ultramar), cor heráldica da Força Aérea Brasileira, cuja simbologia remete à retidão no dever, amor à Pátria, o zelo, a dignidade, a constância e a perseverança, qualidades inerentes aos integrantes da Unidade. No flanco destro, logo abaixo do chefe, visualiza-se a representação estilizada do Cocar da Força Aérea Brasileira, tendo ao centro, um escopo de radar, em sinopla (verde escuro), simbolizando a precisão dos métodos empregados pelo Subsistema de Controle e Alerta da Unidade para detectar e identificar os vetores aéreos. Neste radar está simbolizada a detecção de um “elemento” inimigo (dois vetores aéreos) em goles (vermelho). No coração, apresenta-se o mapa do Brasil, na cor marrom, em alusão à missão principal da Unidade que é realizar a Defesa Antiaérea de Instalações de interesse da Força Aérea Brasileira.
Brocante ao mapa do Brasil, encontra-se a imagem de um míssil estilizado, representando o Subsistema de Armas Antiaéreas que é empregado pela Unidade. Esse tem seu trajeto marcado com o início no ponto geográfico onde está a cidade de Anápolis, sede desta Organização Militar. E segue em direção a um “elemento” inimigo (dois vetores aéreos), em goles (vermelho), que entra no alcance do Subsistema de Controle e Alerta do Grupo, porém sem ingressar no território nacional, numa alusão ao poder dissuasório que a Defesa Antiaérea tem sobre o inimigo aéreo.
No cantão destro da ponta, visualiza-se o símbolo da Infantaria de Aeronáutica enaltecendo o fato de ser desta arma a atribuição de fornecer os meios de Força Aérea para realizar a Ação de Defesa Antiaérea.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Organização.
Redes Sociais