Emblema 1º GDAAE
Descrição Heráldica
Escudo Francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar) tendo à destra o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo) e a partir deste, a sigla da Unidade 1º GDAAE em prata (branco).
Campo em blau (azul ultramar), tendo abaixo do cantão sinistro do chefe, o Cruzeiro do Sul em prata (branco), representando o céu. Ainda no campo, localiza-se um conjunto formado pela representação do mapa do Brasil, em sinopla (verde escuro), sobreposto a um semicírculo que alude ao globo terrestre, em blau (azul cerúleo). Guarnecendo o território brasileiro, um míssil antiaéreo cinza, na sua cor, simboliza a defesa antiaérea.
O rastro do míssil, em sable (preto), tem sua origem no estado do Rio Grande do Sul, onde se encontra sediado o 1º GDAAE, e se estende por todo o território nacional, representando a capacidade de emprego da defesa antiaérea na proteção de pontos e áreas de interesse da Força Aérea Brasileira. Na ponta do rastro, em jalne (amarelo), a representação do Monumento ao Laçador, imagem que denomina a Unidade e simboliza força, aguerrimento e bravura, qualidades que devem ser intrínsecas ao militar que labuta na Defesa Antiaérea.
No cantão destro da ponta, o distintivo da Infantaria de Aeronáutica, quadro ao qual pertence a Defesa Antiaérea na Força Aérea Brasileira.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais