Emblema 1ª BDAAE
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em prata (branco), Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição “1ª BDAAE”, em prata (branco), correspondente à sigla da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea.
O campo em blau (azul ultramar), significa o zelo pelo cumprimento das normas operacionais, a retidão no dever e a lealdade à Força Aérea, retratando simultaneamente o espaço aéreo, ambiente operacional onde atuam os vetores aéreos e antiaéreos em prol da Defesa Aeroespacial.
No coração, encontra-se o mapa do Brasil representando a missão síntese das Unidades de Defesa Antiaérea, ostentando coloração em jalne (amarelo), a qual remete aos atributos de força inerente aos modernos sistemas antiaéreos. O contorno do mapa em sable (preto), remonta à prudência no engajamento antiaéreo, a fim de evitar fratricídios e danos colaterais. Brocante ao mapa destaca-se um arco em prata (branco), estilização do escudo adotado pela moderna cartografia militar para referenciar a Defesa Antiaérea.
Sobre o território brasileiro idealizado, destacam-se ondas eletromagnéticas em sable (preto), emitidas para orientar um míssil superfície-ar em cinza contra dois vetores estilizados em goles (vermelho), sinalizando o preparo da Unidade para a guerra.
No cantão destro da ponta, encontra-se um radar estilizado em prata (branco), que representa a plena integração da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea com o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro. No cantão sinistro da ponta, destaca-se em prata (branco) o distintivo da Infantaria de Aeronáutica, quadro integrante da Defesa Antiaérea na Força Aérea Brasileira. Acima do distintivo denotam-se duas estrelas em prata (branco), identificando o nível de comando da organização.
Contorna o escudo um filete em prata (branco).
Redes Sociais