Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema FAAER

Descrição Heráldica

     Escudo português, com o campo em blau (azul cerúleo) e chefe diminuto em prata (branco), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra a sigla da Faculdade de Administração da Aeronáutica - FAAER - em blau (azul ultramar), situada administrativamente nas instalações da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea - AFA.
     No coração do escudo visualiza-se um hexágono brocante ao campo em blau (azul ultramar), em degrade, com duas diagonais aparentes em jalne (amarelo), cujo conjunto constitui o símbolo consagrado do Curso de Administração, na sua cor de referência em blau (azul ultramar), circundado em sua parte inferior por uma silhueta da mesma cor, destacando sua forma. Ao centro deste símbolo, observa-se em destaque, uma lamparina em jalne (amarelo) simbolizando a busca do saber e a constância, traduzidos em sua chama.
     Partindo do contrachefe do escudo em direção ao abismo, visualiza-se um gládio em prata (branco), compondo um conjunto estilizado ao centro de um par de asas em jalne (amarelo) e em goles (vermelho), contornadas em sable (preto), semelhantes à “Águia Altaneira” da Academia da Força Aérea, cuja criação remonta aos tempos da antiga Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos. O conjunto formado por estas asas assume, juntamente com o gládio, uma forma genérica e estilizada do Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, encimado por uma estrela em prata (branco), representando o Cadete da AFA nos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria.
     A lamparina do saber, bem como sua chama e o símbolo hexagonal do curso de administração, representam um conjunto simbólico da retidão no dever, da perseverança, e da sabedoria, traduzidos por suas cores, voltado para o aprimoramento intelectual e capacitação profissional do futuro da Força Aérea Brasileira. Por sobre este conjunto, abaixo do chefe, visualiza-se uma águia em prata (branco) simbolizando o Poder Aeroespacial sustentado pela força dos conhecimentos, exaltando a verdade e a sã consciência no cumprimento do dever e logo acima da águia, duas estrelas em prata (branco) situadas no cantão sinistro e no cantão destro do chefe, simbolizando o nível de Comando da Academia da Força Aérea, Organização Militar sede da FAAER.
     Contorna o escudo um filete em prata (branco) evidenciando o nível de Direção da Organização: Oficial-General.

Fim do conteúdo da página