Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica > Emblemas > 3º 10º GAV
Início do conteúdo da página

Emblema 3º/10º GAV

Descrição Heráldica

    

Escudo francês com o chefe diminuto em blau (azul cerúleo). À destra, o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira e, a partir deste, a sigla “3º/10º GAV”, tudo em jalne (amarelo).

Ocupando todo o campo, foi adaptado o emblema original da Unidade, constituído de escudo francês contornado por filete duplo, sendo o externo em tom de cinza e o interno em goles (vermelho), simbolizando, respectivamente, a pureza de caráter de todos os que compõem o 3º/10º GAv, a coragem e o destemor com que os pilotos empregam suas armas em combate.

O campo deste emblema adaptado apresenta-se em blau (azul cerúleo), indicando a moderação com que a Unidade sabe utilizar suas forças, bem como a lealdade aos propósitos de grandeza e liberdade da nossa Pátria. No coração, destaca-se a silhueta de um centauro em sable (preto). Sobrepostas, figuram, em prata (branco), as estrelas de maior brilho da constelação do mesmo nome da figura mitológica, estando de maneira estilizada.

Abraçam o conjunto duas asas, em jalne (amarelo), estilizadas e filetedas de sable (preto), simbolizando a esperança da ação decisiva pela arma aérea. Na interseção dessas, voltada para a ponta, surge uma bomba de aviação em goles (vermelho) sobreposta, em sentido inverso, por um gládio estilizado em tom de cinza, denotando a vocação da Unidade para o ataque ao solo.

No contrachefe, ao centro, apresenta-se um listel em tom de cinza com inscrições alusivas à data de criação da Organização, em sable (preto): “3º/10° GAV”, na parte central; “10 Nov”, na parte inferior destra; e “1978”, na parte inferior sinistra.

Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).

Fim do conteúdo da página