Emblema 1º/1º GCC
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe em blau (azul ultramar), representando um dos vários tons, dos metais, dos equipamentos da Unidade, em função da prudência, abnegação e conhecimento, que os mesmos exigem do homem para sua operação, carregando, ainda, a sigla da Organização “1°/1° GCC”, em prata (branco), ladeada à Destra e à Sinistra por duas estrelas cadentes também em prata (branco), representando os dois antigos esquadrões (1° ECA e 2° ECA) de onde surgiu o atual Grupo.
Campo dividido em forma de “Pala” por um raio em prata (branco), estando à Destra do Campo em blau (azul cerúleo), logo abaixo do Chefe, o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira. À sinistra aparece em blau (azul cerúleo) e ambos os lados em blau representam a operação diuturna das Equipes e Esquadrilhas da Unidade. Próximo ao Contrachefe, ainda à Sinistra, aparece uma cruz Pátea em goles (vermelho), frisada internamente em prata (branco), significando o goles (vermelho) o espírito guerreiro do militar do “1°/1° GCC”. A cruz designa a Base Aérea de Santa Cruz, não só por ser a sede do Esquadrão, mas por ter sido o local onde foi plantada e floresceu a semente das comunicações e do controle aerotático.
O raio é entremeado por ondas rádios, em goles (vermelho), representação esta característica das atividades de comunicação e que se constitui na missão básica do Esquadrão.
Contorna o Escudo um filete em jalne (amarelo), designativo do Comando de Oficial Superior da Força Aérea Brasileira.
Redes Sociais