Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema 1º/3º GAV

Descrição Heráldica

     Escudo português, com o chefe em blau (azul cerúleo), carregando em si a sigla da Organização 1º/3º GAv em jalne (amarelo), com o Gládio Alado também em jalne (amarelo) e à destra, símbolo da Força Aérea Brasileira, cuja origem remonta a antiga aviação militar.
Campo em blau (azul cerúleo), fazendo referência ao céu brasileiro, meio físico utilizado pelos guerreiros componentes do esquadrão, simbolizando através da constelação de escorpião colocada no flanco destro, abaixo do contrachefe, e ainda pelo próprio animal, cuja silhueta em marrom e sable (preto), sobrepõe-se ao globo terrestre, partindo este do contrachefe e destacando-se em blau (azul ultramar), sobre o qual, aparecem os continentes em sinopla (verde), com destaque para a América do Sul.
     O globo é atravessado pela linha do Equador, lembrando a setentrionalidade da região, e em especial o Estado de Roraima, cujos recursos minerais e localização evidenciam-se por uma estrela em jalne (amarelo), sobre o mapa, e ainda pelo aguilhão da cauda do animal, voltado para o Estado; local onde é aplicada a força da Unidade, e especificamente a cidade de Boa Vista.
     Partindo da parte superior do globo, em direção ao flanco sinistro, aparece um vetor em prata (branco), simbolizando a força e o emprego tático do Esquadrão, cuja ativação se deu em 27 de setembro de 1995. A figura do escorpião foi escolhida como símbolo, por ser este, comumente encontrado na região, cuja característica á a agressividade peculiar ao grupo.
     Contorna o escudo um filete em Jalne (amarelo), lembrando o nível de comando da Unidade, Oficial Superior.




Fim do conteúdo da página