Emblema 1º/5º GAV
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul cerúleo), simbolizando o céu, tendo á destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra numerais ordinais “1º/5º” e a sigla “Gav” em sable (preto).
Campo em blau (azul ultramar), onde visualiza-se, no coração, um escudete circular, frisado externamente em sinopla (verde) e internamente em jalne (amarelo). O interior do escudete, aparece em blau (azul cerúleo), simbolizando o céu, com uma nuvem em prata (branco) e, brocante a esta, uma bomba em sable (preto), jalne (amarelo) e sinopla (verde) contendo os numerais ordinais “1º/5º” em sable (preto). Sobreposto à bomba sentado numa cela estilizada em marrom, aparece um galo de campina estilizado, ave bastante comum na região, com a roupa em blau (azul), cinto, abafador e olhos em prata (branco), cabeça em goles (vermelho), bico em jalne (amarelo), patas e chapéus em marrom, segurando um côco em sinopla (verde) e prata (branco).
Ainda, brocante a nuvem, de bomba,visualiza-se e inscrição “ÊTA CABRA DA PESTE!!”, expressão característica da região.
Todo o conjunto, procura representar a missão precípua da Unidade, tal seja, planejar, coordenar e controlar a execução de Instrução Aérea de acordo com o Programa de Intrução e Manutenção Operacional do 5º GAv, visando a formação de pilotos para classificação nas Unidades Operacionais de Força Aérea Brasileira, equipada com aeronaves multimotores.
Contorna o escudo em filete em jalne (amarelo), evidenciando e nível de Comando da Organização, Oficial Superior.
Redes Sociais