Emblema 1º/8º GAV
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em prata (branco), tendo à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra a sigla da Organização “1º/8º GAV” em sable (preto).
Campo em blau (azul cerúleo), esmalte que simboliza a fidelidade, a nobreza e a dignidade, atributos inerentes aos componentes do Esquadrão.
No coração aparece a figura do sol na sua cor, representando a grandeza da região tropical onde está sediada a Unidade. Brocante ao sol encontra-se a cabeça estilizada de um falcão, voltada para a destra, em sable (preto) e bicada – com o bico em esmalte diferente em alaranjado – simbolizando a determinação, a perspicácia, a gana e a objetividade do Esquadrão, sendo o código de chamada da Unidade Aérea.
Em contrachefe, subposto ao sol, visualiza-se um listel em prata (branco), com a inscrição em latim “AUDENTIS FORTUNA IUVAT”, cujo significado é “A SORTE SORRI AOS AUDAZES”, ladeada pelas datas “10 NOV 72”, indicando a desativação do Primeiro Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (1º ERA), sediado na Base Aérea de Canoas e a ativação do Primeiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (1º EMRA) na Base Aérea de Belém e “09 SET 80”, indicando a mudança da denominação do 1º EMRA para 1º/8º GAV, que continua até os dias atuais.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Organização - Oficial-Superior
Redes Sociais