Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema 3º/7º GAV

Descrição Heráldica

Escudo francês, com chefe em prata (branco), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), e à sinistra o nome NETUNO em sable (preto), originário do latim “NETUNOS”, da mitologia grega, que era o deus do mar e sobre ele exercia seus poderes.
Campo partido em faixas, estando a superior em blau (azul-cerúleo), representando o céu, tendo à destra o numeral cardinal “3” em jalne (amarelo), brocante ao numeral cardinal “7” em goles (vermelho). À sinistra aparece uma seta estilizada em goles (vermelho), com uma trajetória partindo de Belém em prata (branco), evidenciando o Poder Aéreo na Patrulha da costa brasileira. Partindo da mesma, dois feixes eletromagnéticos em jalne (amarelo), direcionados para o mar, simbolizam o sistema de detecção das aeronaves.
Saindo do flanco sinistro em direção ao destro, visualiza-se uma fragata em sable (preto).
A faixa inferior aparece em blau (azul-ultramar), representando o mar. No coração destaca-se parte do território brasileiro em sinopla (verde-claro), com o litoral sobressaindo em jalne (amarelo), onde os Esquadrões de Patrulha cumprem a sua missão. Sobreposto ao território, encontra-se um tridente em cinza (cinza), sombreado em sable (preto), procurando simbolizar cada ponta do mesmo, a localização, identificação e neutralização de objetivos navais inimigos, missão precípua da Unidade. A ponta maior do tridente está direcionada para o litoral de Belém do Pará, evidenciando a área geográfica que abriga o Esquadrão.
Sobrepondo a parte destra do território e empunhando o tridente, vislumbra-se um par de asas estilizadas em jalne (amarelo) e prata (branco), sombreadas em sable (preto), representando a Força Aérea Brasileira sobre o Território Nacional.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).

Fim do conteúdo da página