Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema CENCIAR

Descrição Heráldica

    Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra, em prata (branco), o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a sigla da Organização “CENCIAR”, em jalne (amarelo). O Centro de Controle Interno da Aeronáutica foi criado em 05 de outubro de 2012, em função da redação dada pelo Decreto nº 7.809, de 20 de setembro de 2012, ao Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009.
     Campo partido em faixas, estando a superior partida em pala. À destra da pala, apresenta-se o Brasão do Comando da Aeronáutica, em blau (azul cerúleo e ultramar) e prata (branco), sobreposto a um losango em jalne (amarelo), sobre fundo em sinopla (verde escuro), conjunto este que faz alusão ao Comandante da Aeronáutica, a quem a Organização é hierarquicamente subordinada. À sinistra da pala, sobre fundo em blau (azul ultramar), apresentam-se em prata (branco) três colunas externas do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil (Palácio do Planalto), em Brasília, cidade que abriga o CENCIAR.
     A faixa inferior destaca-se em blau (azul cerúleo), simbolizando a justiça, zelo e retidão no cumprimento do dever. Centralizada ao contrachefe, uma lente de aumento (lupa) em prata (branco), tendo ao seu centro uma balança em jalne (amarelo), sobreposta ao mapa do Brasil em sinopla (verde), sobre uma rosa-dos-ventos dividida igualmente em jalne (amarelo) e blau (azul ultramar). Todo conjunto simboliza a observação constante e minuciosa na busca da justiça igualitária, sem pender para nenhum lado envolvido, em todo o território nacional e sempre indicando, com exatidão, uma direção a ser seguida.
     Contorna o escudo um filete em prata (branco).

Fim do conteúdo da página