Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema EAS PARA SAR

Descrição Heráldica

    Escudo francês, com o campo em blau (azul-cerúleo), simbolizando o céu, um dos campos primordiais de atuação da Unidade desde 1963. À destra do chefe, aparece o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira.
    Abrangendo todo o campo, destaca-se, em alaranjado com as cordas em sable (preto), um pára-quedas, símbolo maior do Esquadrão - engenho cujo emprego se dá em várias missões. Em abismo, brocante ao pára-quedas, aparece a pata de uma águia na cor alaranjada, empunhando uma faca em prata (branco) e sable (preto) em posição de pala, simbolizando a honra e o ânimo guerreiro dos componentes do Esquadrão. A faca possui no seu cabo, uma cabeça de águia e no guarda-mão, o distintivo de pára-quedista militar do Exército Brasileiro - de onde são oriundos os pioneiros do Esquadrão.
    A pata da águia encontra-se alada em jalne (amarelo claro e escuro), e ainda com o tom laranja. A águia simboliza a coragem, o poder, a vitória e a liberdade - caracterizando assim, os métodos e propósitos dos componentes do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento. Em contrachefe aparece a sigla do Esquadrão "PARA-SAR", também no tom alaranjado, sendo esta cor reconhecida internacionalmente neste tipo de missão, ou seja: a nobre tarefa de salvamento e resgate que, aliada as missões de adestramento, anti-sequestro e missões especiais, compões a gama de atividades do Esquadrão, mesmo quando o sacrifício da própria vida é requerido, quer na lida diária, quer na execução das missões.
    Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Unidade - Oficial-Superior.

Fim do conteúdo da página