Emblema PANT
Descrição Heráldica
Escudo Português, com o chefe em blau (azul-ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo) e, à sinistra, a sigla “PANT”, em prata (branco).
Campo em blau (azul-cerúleo), lembrando o céu da Região Nordeste, onde está situada a Organização, cuja criação se deu em 06 de maio de 1954. Do flanco sinistro, próximo ao chefe, parte uma estrela cadente em prata (branco) direcionada, ao centro do escudo, próximo ao coração, onde encontram-se, também, a silhueta de duas casas estilizadas em goles (vermelho) e prata (branco), simbolizando o objetivo principal da Prefeitura, ou seja, a manutenção e conservação e preservação dos Próprios Nacionais Residenciais.
O Contrachefe aparece em blau (azul-ultramar), esmalte que simboliza a justiça, a retidão no dever, a constância e o amor à pátria; propósitos que evidenciam os métodos de trabalho da Organização e seus componentes. As ameias do contrachefe simbolizam o Forte dos Reis Magos e, também, a segurança dada às residências, que no passado eram feitas por muros guarnecidos de pedras para resguardar as cidades. A estrela e o Forte procuram reverenciar a cidade de Natal.
Ainda em Contrachefe, destacam-se as datas “06-05-54” e “30-06-75” em sable (preto) sobre faixa em prata (branco). As datas significam criação e ativação da Unidade, respectivamente. Subposta às datas, visualiza-se, também uma faixa em prata (branco), com a divisa “SOCIALI BENESSERE A RESIDENCIALI SUBSIDIO”, cujo significado é “APOIO RESIDENCIAL COM UM BEM SOCIAL”, traduzindo a missão (satisfazer socialmente através de apoio residencial).
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais