Emblema PAMN
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe em blau (azul cerúleo), esmalte que simboliza justiça, constância e zelo, qualidades que personificam os integrantes da Organização, e os métodos empregados pela mesma em suas atribuições. O chefe carrega em si, a sigla da Unidade, “PAMN”, em prata (branco), e cuja criação se deu em 12 de setembro de 1972.
Campo bipartido em faixas, estando à faixa superior em prata (branco), onde se destaca, centrado e abaixo do Chefe, o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira.
Dos flancos destro e sinistro, aparecem duas mãos na sua cor; a mão simboliza a atividade, o começo de um trabalho. A mão direita está associada à ação e a esquerda à sabedoria e têm uma casa em prata (branco) e ocre (marrom), em suas palmas, lembrando o patrimônio residencial sob a responsabilidade da Prefeitura de Aeronáutica de Manaus.
A faixa inferior aparece em sinopla (verde escuro), lembrando a densa vegetação amazônica, região onde esta situada a Unidade e onde também há o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, formando o rio Amazonas, representados em tons ocres (marrons). Sobre os rios, aparece a vitória régia em sinopla (verde claro e escuro), com uma flor em púrpura, sendo esta, uns dos símbolos da região.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais