Emblema PAMA SP
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe em blau (azul ultramar), contendo em si a sigla da Organização, "PAMA SP", em prata (branco).
Campo partido por uma banda em goles (vermelho), esmalte que representa a coragem, principal característica dos integrantes da Organização, criada em 1941. A banda encontra-se perfilada em prata (branco). Sobrepõe-se à mesma, próximo ao flanco destro e abaixo do chefe, o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e abaixo do gládio, duas estrelas pentalfas, em prata (branco), representando o posto de Comando da Unidade: Brigadeiro.
Próximo ao flanco sinistro e ao contrachefe aparece uma roda dentada em blau (azul ultramar), sobreposta a um fundo branco, cujo contorno acompanha o da roda dentada, contendo ao centro um coringa estilizado, alternando-se na roupa em jalne (amarelo) e goles (vermelho), com o rosto em prata (branco), segurando uma chave-de-boca na mão destra e uma hélice na mão sinistra, estando ambos os atributos em sable (preto), sendo estes, instrumentos importantes no dia-a-dia da Organização. O coringa representa toda a flexibilidade, ou seja, o “faz- tudo”, característica essencial para os integrantes de um Parque de Material Aeronáutico.
Alternam-se com a banda, os esmaltes blau (azul cerúleo), próximo ao chefe, simbolizando justiça, lealdade, a cor da Força Aérea Brasileira e também o céu, onde a mesma exerce a defesa de nossa soberania. O esmalte sable (preto), aparece próximo ao contrachefe, simbolizando prudência, abnegação e simplicidade, itens primordiais para o bom desempenho de suas funções.
Contorna o escudo um filete em prata (branco), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial-General.
Redes Sociais