Emblema PACG
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe em goles (vermelho), carregando à destra o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira. À sinistra, a sigla “PACG”, em prata (branco). Campo em blau (azul cerúleo) simbolizando o céu. À destra deste, o sol em jalne (amarelo) sobreposto por três garças, em prata (branco), que partem do coração em direção ao canto destro do chefe, representando o Pantanal, parte integrante do Estado rico pela diversificação da sua fauna e flora.
À sinistra, encontra-se a figura do pássaro João de Barro na sua cor, pousado numa árvore, em ocre (marrom).
Partindo o escudo aparece uma linha ondulada formando a silhueta de montanhas, tudo em sinopla (verde escuro), simbolizando a vasta vegetação característica do pantanal mato-grossense.
Em contrachefe encontra-se um lago em blau (azul cerúleo) representando a riqueza da bacia hidrográfica da Região, cuja delineação procura lembrar o Estado do Mato Grosso do Sul. Ao centro do lago visualiza-se a casa do pássaro João de Barro, em ocre (marrom), com o interior em sable (preto), representando a cidade de Campo Grande, capital do Estado e sede da Organização.
A área que circunda o lago aparece em sinopla (verde escuro), representando os campos da Região. Ainda em contrachefe, destaca-se um listel em prata (branco), onde se insere a inscrição em latim “DOMUS DILIGENTIA PROSPERITAS AETERNUS”, em sable (preto), cujo significado é: “CASA CUIDADA BEM-ESTAR PERMANENTE”, numa analogia à Prefeitura.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais