Emblema PAAK
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul cerúleo), tendo à destra, em jalne (amarelo), o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira (FAB), e à sinistra a sigla da organização “PAAK”, em prata (branco).
Campo em blau (azul cerúleo), esmalte (cor) que simboliza zelo, retidão no dever, constância e amor à pátria, representando também o céu. Na parte superior, ao centro, destaca-se um Guará, ave do litoral alcantarense, nos esmaltes goles (vermelho), sable (preto) e prata (branco), cores do pavilhão maranhense.
Ao centro do campo, representa-se a terra (onde estão as vilas residenciais administradas pela PAAK), destacando-se um grupo de Próprios Nacionais Residenciais (PNR), em perspectiva, no esmalte prata (branco) e de contorno em sable (preto), em alusão à missão da Prefeitura: promover moradia com qualidade, conforto e bem estar aos seus permissionários. Este grupo está disposto sobre uma representação estilizada, também em perspectiva, da floresta, no esmalte sinopla (tons de verde escuro na parte superior e de verde claro na inferior).
Na parte inferior do campo, mais uma vez em perspectiva, aparece uma representação estilizada do mar, aludindo também à forte correnteza da Baía de São Marcos, em tons de blau (azul cerúleo). Em posição central ao contrachefe, há uma representação estilizada de um dos três catamarãs da Força Aérea Brasileira, que têm por missão diária executar o transporte do efetivo do CLA, de São Luís a Alcântara e vice-versa. A figura do catamarã também está em perspectiva e em sua cor natural: prata (branco), de contorno em sable (preto), tendo, no alto de seu mastro, a figura estilizada do Pavilhão Nacional, em suas cores.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais