Emblema NUCOPE P
Descrição Heráldica
Escudo Francês com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado, Símbolo da Força Aérea Brasileira, em prata (branco), e à sinistra a inscrição “NuCOPE-P” em prata (branco), correspondente à sigla do Núcleo do Centro de Operações Espaciais Principal.
Campo em sable (preto), destacando-se, do coração ao flanco sinistro do escudo, uma seção do globo terrestre estilizado, em blau (azul ultramar), com meridianos e paralelos em prata (branco) e continentes em sinopla (verde escuro), tendo em destaque a América do Sul, área primária de interesse da Unidade. O referido campo representa o domínio espacial, o qual é o cerne da missão do NuCOPE-P.
Uma seta em goles, partindo do Território Brasileiro e orientada em direção à atmosfera terrestre, alude aos Sistemas Bélicos, característica de poder aeroespacial.
Um satélite estilizado, em prata (branco), com painéis solares em blau (azul ultramar) dominando a porção destra do escudo, alude à missão da Unidade: o Controle e Emprego de Sistemas Espaciais de interesse do Ministério da Defesa, visando a aumentar a efetividade e a eficácia das Forças Armadas e demais órgãos da estrutura governamental brasileira.
Partindo do centro do satélite, destaca-se a radiação de um feixe estilizado em prata (branco), o qual representa a vigilância constante do nosso território contra ameaças externas.
No cantão superior destro, apresenta-se a constelação estilizada do Cruzeiro do Sul, a qual simboliza o orgulho Brasileiro por liderar a América Latina.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais