Emblema MUSAL
Descrição Heráldica
Escudo Português, com o campo em blau (azul da Prússia), tendo no canto superior destro o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo). No coração, aparecem um estrela e um Cocar, partidos ao meio e afrontados em sinopla (verde escuro), blau (azul cerúleo) e jalne (amarelo), ambos frisados em prata (branco). O Cocar, usado a parti de 1919, nas asas dos antigos e históricos aviões, simboliza a extinta Aviação Militar, cuja Escola situava-se no Campo dos Afonsos, local onde encontra-se sediado o Museu Aeroespacial, evoluindo para a atual estrela representativa da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, a partir de 1941.
Brocante sobre o todo, aparece o desenho de uma manopla, da sinistra para a destra, em prata (branco), com reflexos em vários tons, predominando o blau (azul cerúleo), empunhando uma tocha em jalne (amarelo), onde se refletem várias nuanças produzidas pela chama viva do fogo, em goles (vermelho) e jalne (amarelo), representando o passado, que deverá permanecer vivo em nossas mentes. Em Contra-Chefe, aparece a divisa em prata: "STARE SUPERVIAS ANTIQUAS" (SEGUIREMOS A TRILHA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS).
Contorna o Escudo um filete em jalne (amarelo), que se alarga em Chefe, onde se lê o nome da Organização em sable (preto) "MUSEU AEROESPACIAL".
Redes Sociais