Emblema MTAB
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe em blau (azul-cerúleo), lembrando o céu e carregando em si a sigla da Organização, “MTAB”, em prata (branco).
Campo partido em faixas, por um arco, com a parte superior em blau (azul-ultramar), simbolizando o espaço cósmico e, ainda, justiça, zelo, retidão no dever, lealdade, perseverança e dignidade, atributos estes inerentes aos que integram a Unidade, que teve sua criação em 1982, e tem por finalidade o assessoramento técnico, operacional e administrativo ao governo do Paraguai, relativos a assuntos aeronáuticos.
A faixa azul carrega em si o gládio alado, em jalne (amarelo), símbolo do Comando da Aeronáutica, circundado pela constelação do Cruzeiro do sul, em prata (branco). A faixa inferior apresenta-se em curvas ascendentes, dos cantões destro e sinistro do Contrachefe, na seguinte ordenação: goles (vermelho), prata (branco) e blau (azul-cerúleo). Estas cores reverenciam a Bandeira do Paraguai, país que acolhe a Unidade.
Semiflanqueando a faixa inferior, partem da ponta do escudo duas curvas que se dirigem ao coração. As curvas apresentam-se em sinopla (verde) e jalne (amarelo), lembrando as cores nacionais. Esta representação simboliza, ainda, o pioneirismo da missão que cresce tendo como alvo a formação e o aprimoramento dos padrões de técnicas e conhecimentos que utilizará no seu mister servindo como subsídios ao Comando da Aeronáutica e ao Brasil.
A presença das cores paraguaias e brasileiras simboliza a união dos dois países, demonstrando que a MTAB, com sede em Assunção, Paraguai, fornece ao país irmão a seiva que o alimentará, fortalecendo-o no setor técnico-aeronáutico.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais