Emblema ITA
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe diminuto em goles (vermelho), esmalte que simboliza o imorredouro da atividade docente, a busca e a vitória do homem pelo saber, o qual nunca se extingue, nunca se apaga. À destra, o Gládio Alado, em prata (branco), símbolo da Força Aérea Brasileira e, a partir deste, a sigla do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Campo em blau (azul ultramar), esmalte cuja história lembra a Engenharia e a Aviação. No coração destacam-se de jalne (amarelo) duas asas em lavor, representando o símbolo da força de vontade, do altruísmo e do voo destemido pela imensidão do saber. As asas encontram-se sobre uma roda dentada, do mesmo esmalte, a qual simboliza a alegoria da técnica e do progresso tecnológico. Um triângulo eqüilátero de prata (branco) sobrepõe-se aos atributos, representando a procura da perfeição e, seus vértices, a tríade basilar do Instituto Tecnológico da Aeronáutica: educação, ensino e pesquisa. Brocante ao conjunto visualiza-se a sigla do Instituto, ITA, de blau (azul ultramar).
Na ponta inscreve-se, em prata (branco), a data 1950, ano de início das atividades acadêmicas em São José dos Campos e marco de seu pioneirismo em ensino da engenharia no País, sendo o primeiro a oferecer a modalidade eletrônica, no ano seguinte.
Contorna o escudo um filete em prata (branco), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial-General.
Redes Sociais