Emblema IPA
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe em prata (branco), carregando à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e, à sinistra, a sigla da Organização, “IPA”, em blau (azul-ultramar), Organização esta cuja criação se deu em 25 Nov 88.
Campo em blau (azul-ultramar), esmalte que simboliza a perseverança, a serenidade, a glória e o amor à pátria, caracterizando assim, as qualidades dos componentes da Unidade. No coração ou abismo, destaca-se a letra grega “PSI”, com estilização, simbolizando os fundamentos que deram origem à Psicologia como ciência; a letra apresentar-se em jalne (amarelo), significando este esmalte a força, o poder, a sabedoria e a firmeza.
No flanco sinistro, próximo ao chefe, aparece o globo terrestre em blau (azul cerúleo), com os continentes em prata (branco), lembrando a paz, a humildade, a verdade e a franqueza, destacando-se o mapa do Brasil em sinopla (verde-escuro), simbolizando – liberdade, esperança, honra e vitória. Do contorno do mapa do Brasil e, especificamente do Estado do Rio de Janeiro, onde está situada a Organização, parte em vetor em prata (branco), em direção ao contrachefe e ao flanco destro, simbolizando o voo do homem em direção ao infinito do conhecimento psicológico.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais