Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema IFISAL

Descrição Heráldica

     Escudo português com o chefe diminuto em prata (branco), esmalte que simboliza a paz a sã consciência e a verdade; destacando-se à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e a sigla da Organização, “IFISAL” em goles (vermelho), esmalte que simboliza a vida, a energia criadora e a firmeza, virtudes inerentes aos métodos dos componentes da Unidade cuja criação se deu em 26 de agosto de 2004.
     Campo esquartelado em santor; com os triângulos verticais em sinopla (verde-claro), cor que também representa a medicina e a enfermagem. Na parte superior destaca-se o distintivo do quando de médicos em jalne (amarelo); e no coração uma cruz estilizada em goles (vermelho), lembrando a da Cruz Vermelha Internacional, Instituição criada em 1959, baseada em princípios da humanidade, imparcialidade, universalidade etc. a cruz simboliza a flexibilidade e a dinâmica do desdobramento da saúde no meio militar lembrando ainda a prontidão e o alcance até as regiões mais remotas com a missão de proteger e salvar.
     No quartel destro, em blau (azul-celeste), esmalte representativo do céu do Brasil, visualiza-se a silhueta de uma esquadrilha do Grupo de Caça em sable (preto), contornada e com rastros em jalne (amarelo), em formação “diamante” referenciando a eficiência operacional do aviador, respaldada pelo condicionamento orgânico propiciado pelo IFISAL, com a máxima objetividade na proteção e segurança do voo.
     O quartel sinistro, também em blau (azul-celeste), abriga um capacete de voo em prata (branco), com máscara e detalhes em sable (preto), representando o equipamento de apoio mais utilizado pela Equipagem de voo no Treinamento Fisiológico Aeroespacial, com Instrumentos de combate, missão básica do IFISAL.
     No quartel inferior, também em sinopla (verde-claro), destacam-se estilizadas uma lâmpada de origem oriental em jalne (amarelo), assim como uma cobra no mesmo esmalte. Da lâmpada emana uma chama em goles (vermelho); simbolizando a inteligência e espírito evidenciando assim a propagação da luz e sabedoria vivenciadas na Organização através do estudo, da pesquisa, do ensino e do Treinamento Aeroespacial; local de formação de especialistas e instrutores de Treinamento Fisiológico, que por sua vez visa a transmissão de conhecimentos da ciência Aeroespacial a todos àqueles que de alguma forma desenvolvem atividades no setor.
     A enfermagem também é reverenciada pela lâmpada para traduzir a universalidade, pioneirismo e tradição de Florence Nightingale (1820-1910), um dos símbolos da luz do cuidado em vigília permanente – em atenção para com a vida.
     Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível do comando da Organização, Oficial-Superior.



Fim do conteúdo da página