Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema HACO

Descrição Heráldica

    Escudo português, com o chefe diminuto em prata (branco), tendo à destra o Gládio Alado, em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e a partir deste a sigla da organização “HACO” em goles (vermelho), cuja criação se deu em 30 de outubro de 1950.
     Campo cortado em faixa, com a superior em blau (azul cerúleo), homenageando o céu brasileiro, domínio da Aeronáutica, carregando no flanco destro, abaixo do chefe, o símbolo da medicina em jalne (amarelo), e no flanco sinistro, também abaixo do chefe, o símbolo da farmácia também em jalne (amarelo).
     No coração visualiza-se o desenho da escultura "O Futuro", em prata (branco), criada pelo SO RR Vinícius Cassiano, que refere-se a trilogia humana do trabalho que leva ao progresso. A escultura é constituída por uma canoa representando a cidade e, sobre a mesma, três figuras humanas: a primeira, de porte musculoso e portadora de um remo, representa o trabalho braçal; a segunda está com a mão sob o queixo, num gesto pensativo, conduzindo no outro braço um rolo que ilustra o elemento intelectual; e a terceira, sem a qual as duas primeiras ficariam anuladas, simbolizando o empresário, pois a figura está construída como parte efetiva da canoa e com o braço estendido aponta o horizonte, indicando o futuro. O remo, seguro pela primeira figura humana, impulsiona-se no livro, que é a base do monumento, significando que o homem é movido pela cultura.
     O monumento sobrepõe-se ainda ao contorno dos mapas dos três estados da região sul, área de cobertura do Hospital. Os mapas destacam-se em jalne (amarelo), lembrando as riquezas, a potência, a sabedoria e a força da região.
     Na parte inferior do canto destro aparece o símbolo da odontologia em jalne (amarelo), e no canto inferior sinistro o símbolo estilizado da enfermagem, em goles (vermelho). A faixa inferior apresenta-se com ondulações em blau (azul ultramar), lembrando o mar, atravessada por duas linhas paralelas em prata (branco), também ondulada,lembrando o movimento das marés.
     Em contrachefe aparece a inscrição em prata (branco) “CANOAS-RS”, fazendo referência à cidade e ao estado que abrigam o Hospital.
     Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Direção da Organização, Oficial-Superior.

Fim do conteúdo da página