Emblema GEEV
Descrição Heráldica
Escudo francês com o chefe diminuto em goles (vermelho) representando a firmeza de ação e segurança, tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a sigla do Grupo Especial de Ensaios em Vôo (GEEV) em jalne (amarelo).
Campo em blau (azul-cerúleo) representando o céu. Ao centro uma figura do 14 BIS, em prata (branco) e sable (preto), pendurado no balão de nº 14, em cinza. O evento simboliza a atividade de ensaio em vôo que foi realizado por Alberto Santos Dumont no dia 28 de junho de 1906, com o objetivo de avaliar as qualidades de vôo do 14 BIS antes de sua primeira decolagem oficial, em 23 de outubro de 1906. Acima e sobreposto ao balão aparece um “X” em laranja, alto relevo e sombreado de sable (preto), simbolizando a letra (x) e a cor (laranja) da atividade de ensaio em vôo.
No flanco destro do chefe visualiza-se o Cruzeiro do Sul, onde cada estrela representa os principais setores do Grupo: Esquadrão de Ensaios em Vôo, Esquadrão de Formação (Escola de Ensaios em Vôo), Esquadrão de Adestramento, Esquadrão de Suprimento e Manutenção e o Suporte Técnico.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Organização: Oficial-Superior.
Redes Sociais