Emblema 1º ETA
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul cerúleo) representando o céu, tendo à destra o Gládio Alado, símbolo do Ministério da Aeronáutica, em jalne (amarelo), e a sinistra a sigla da Unidade – 1° ETA – em prata (branco).
Campo em sinopla (verde) caracterizando a região amazônica apresentando ao centro um escudete circular, símbolo tradicional do Esquadrão.
O interior do escudete em prata (branco) representa a missão de paz realizada pelo 1° ETA na Amazônia, encontrando-se nele centralizado, um tracajá estilizado com o corpo em cinza, casco em marrom e asas em jalne (amarelo), simbolizando a aeronave CA-10 CATALINA, por suas características de lentidão, resistência estrutural, tenacidade e ser anfíbio – o tracajá é um animal característico da região amazônica, área onde operavam as CATALINAS.
Na parte superior do campo do escudete aparece a sigla do 1° ETA, em sable (preto), e na inferior figura a inscrição – “DEVAGAR, MAS CHEGO LÁ”! -, também em sable (preto) representando a lentidão das aeronaves, firmes no cumprimento da missão a qualquer custo.
O escudete apresenta dois filetes: o interno em marrom simbolizando a herança guerreira das missões do 1°/2° Gav na época da 2º Grande Guerra, e o externo em jalne (amarelo), o ouro abundante da região.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização, Oficial Superior.
Redes Sociais