Emblema EMAER
Descrição Heráldica
Escudo Francês cortado em faixa, estando a parte superior em blau (azul-ultramar), esmalte cuja simbologia é justiça, retidão no dever, glória e amor à pátria - carrega ao centro, o gládio alado em jalne (amarelo), Símbolo da Força Aérea Brasileira, circundado por quatro estrelas em prata (branco). Esta faixa aparece contornada por frisos em jalne (amarelo) e sinopla (verde-escuro), caracterizando as cores Nacionais, evidenciando também a insígnia do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e ao mesmo tempo, o nível de Chefia da Organização, cuja criação se deu em 18 de outubro de 1941.
A faixa inferior, com campo maior, aparece em blau (azul-cerúleo), lembrando o céu, onde se desenvolvem as operações da Força, carregando, próximo ao coração, uma estrela em prata (branco), pentalfa e frisada, cuja simbólica é a manifestação da luz e foco do universo em expansão. Da estrela, partem quatro raios montantes também em prata (branco), significando, o poder infinito e a vontade; este conjunto representa o guia e a potência e é contornado na base, por dois feixes de louro em jalne (amarelo), simbolizando a vitória. Todo o conjunto evidencia a unidade de assessoramento exercida pelos Chefes das quatro Subchefias do Estado-Maior da Aeronáutica.
Contorna a base interna do contrachefe, uma faixa em blau (azul-ultramar), onde se lê a inscrição "ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA" em prata (branco).
Contorna o escudo um filete em prata (branco), representando o nível de Chefia do EMAER: Oficial-General.
Redes Sociais