Emblema EDA
Descrição Heráldica
Escudo francês, com o chefe em blau (azul ultramar), carregando à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e, a partir deste em direção à sinistra, a sigla “EDA” em prata (branco).
Campo em blau (azul cerúleo), carregando no coração o tradicional e popular símbolo da Esquadrilha da Fumaça, cuja origem remonta ao ano de 1952; e a denominação atual “Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira” se dá pelo Decreto nº 87.739, de 21 de outubro de 1982.
O símbolo é composto por um escudo circular, filetado em goles (vermelho) e circundado internamente por um perfil em prata (branco). Sobre o filete, insere-se a sigla “FAB” em prata (branco), ladeada por duas estrelas no mesmo esmalte. Em contrachefe insere-se o nome “ESQUADRILHA DA FUMAÇA”, também em prata (branco). Da base interna do contrachefe, destaca-se um pilar em blau (azul ultramar), em direção ao chefe, onde se expande para os flancos; destaca-se ainda sobre o mesmo rastros em prata (branco), simbolizando a fumaça deixada pela estilização de quatro aeronaves em blau (azul cerúleo), direcionadas em evolução também em chefe.
Sainte ao pilar, aparece uma águia voante em direção à destra em jalne (amarelo) e prata (branco), contornada em sable (preto). A águia simboliza o poder, a vitória e o domínio, traduzindo assim a coragem e a nobreza dos pilotos de demonstração aérea. No contrachefe do círculo, aparecem nuvens em prata (branco) e nuances em blau (azul cerúleo), onde evoluem, de forma hábil, dinâmica e espetacular, os aviões do Esquadrão, mesmo em condições meteorológicas adversas, cuja velocidade, força e intrepidez são representadas pelo raio em goles (vermelho), perfilado em prata (branco), que parte do flanco sinistro, em direção ao contrachefe.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando do Esquadrão, oficial superior.
Redes Sociais